Lisboa, 04 Abr (Inforpress) - A União de Estudantes Cabo-verdianos de Lisboa (UECL) e a Juventude Unida dos Países de Língua Portuguesa (JUPLP) uniram esforços e organizam este sábado, 06, em Lisboa, um encontro para falar da saúde mental.
No mundo em constante transformação, a saúde mental emerge como uma preocupação central, especialmente entre os jovens, por isso, o presidente da UECL, Edson Veiga, revelou que a JUPLP entrou em contato com a sua organização com a proposta de realizar um evento conjunto dedicado à temática da saúde mental.
“O tema tem se tornado cada vez mais relevante no mundo todo”, afirmou Edson, acreditando que é “crucial abordar este tema que muitas vezes é negligenciado”.
Conforme Edson Veiga, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que metade de todos os transtornos mentais começa aos 14 anos, mas muitos não são detectados nem tratados.
“Estatísticas alarmantes revelam que o suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo”, indicou, esclarecendo que em resposta a essa “necessidade urgente”, a UECL e a JUPLP estão a organizar o evento com vista a consciencialização sobre a saúde mental.
A iniciativa vai ser liderada pela psicóloga Cheila Rocha, com o objectivo de criar uma atmosfera saudável para que jovens de diferentes países e realidades possam discutir sobre essa temática e os diversos subtemas que dela derivam.
O encontro, em formato de mesa redonda, a ter lugar no Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), a partir das 16:30, tem como título “Vamos falar sobre saúde mental?”.
A União de Estudantes Cabo-verdianos em Lisboa foi criada em 1997 e formalizada a 22 de Outubro de 1998.
Criada em 2020, a JUPLP pretende ser “uma representação” para a juventude lusófona e aproximar os diferentes países do “mundo da lusofonia”, através do diálogo e do debate.
DR/CP
Inforpress/Fim
Comments