01/10/24 17:34
Lisboa, 01 Out (Inforpress) – O presidente da União dos Estudantes Cabo-Verdianos de Lisboa (UECL), Edson da Veiga, destacou hoje a importância da literacia financeira para a comunidade estudantil, apontando a capacitação sobre as finanças pessoais como um passo importante.
Foi com base nesse objectivo que a UECL realizou um workshop sobre finanças pessoais, em parceria com o Doutor Finanças, na tarde desta segunda-feira, 30 de Setembro, em Lisboa, visando capacitar os estudantes cabo-verdianos e o público em geral, através de uma palestra intitulada “Como optimizar o orçamento”.
“O foco principal do evento era aumentar a literacia financeira dos estudantes cabo-verdianos em Lisboa, muitos dos quais enfrentam desafios específicos na adaptação à vida financeira em Portugal, como a gestão de orçamentos apertados, escolhas de habitação e vínculos laborais”, explicou Edson da Veiga, à Inforpress.
Conforme ele, a iniciativa pretendia ajudar os participantes a tomar decisões financeiras mais conscientes e informadas, promovendo assim o seu bem-estar económico no presente e no futuro, explicando que o evento foi pensado para responder aos desafios que os estudantes cabo-verdianos enfrentam na adaptação à vida financeira em Portugal.
A palestra “Como optimizar o orçamento”, ministrada pelo Doutor Finanças, trouxe informações sobre temas práticos, como a criação de um orçamento familiar, opções de arrendamento versus compra de casa e benefícios fiscais como o IRS Jovem.
Edson da Veiga reforçou que “a formação foi essencial para que os estudantes percebessem melhor o estado das suas finanças e adquirissem conhecimento para melhorarem a sua situação”, tendo ressaltado o impacto positivo da iniciativa.
“A participação foi muito expressiva, tanto por parte dos estudantes cabo-verdianos como da comunidade em geral, o que demonstra a necessidade de maior apoio nesta área”, afirmou, garantido que a organização ficou satisfeita com os resultados.
O presidente da UECL destacou, por isso, o facto de o evento ter contribuído, significativamente, para aumentar a literacia financeira dos participantes e fortalecer a capacidade dos jovens cabo-verdianos de gerir os seus recursos de forma eficiente, promovendo assim um futuro financeiro mais estável.
O Doutor Finanças é uma entidade dedicada a ajudar os portugueses a melhorar a sua saúde financeira, oferecendo serviços de consultoria e educação financeira.
Através da sua academia, proporciona formações em várias áreas, como gestão de finanças pessoais, poupança, crédito e impostos, tendo como missão, capacitar as pessoas a tomarem decisões mais conscientes e informadas sobre as suas finanças, com o objectivo de melhorar o seu bem-estar económico.
DR/HF
Inforpress/Fim
Comments